quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Um disco por ano

Como o anônimo pediu listas, segue ai um exercício que me propuseram uns tempos atrás, escolher o melhor disco por ano desde que eu nasci.

1981: Mission of Burma - Signals, Calls and Marches

Meio trapaça começar com um EP, mas entre “That’s When I Reach for my Revolver” e “This is Not a Photograph” esta estréia do Mission of Burma é irressistivel. Algumas possíveis alternativas: Red Mecca (Cabaret Voltaire), Dare (The Human League), Heaven Up Here (Echo & The Bunnymen).

1982: Bruce Springsteen – Nebraska

Ao contrário de 81 este me parece um ano bem fraco, o que não diminui o brilho do melhor disco de Springsteen. Mas minha única outra possível opção seria Combat Rock do Clash.

1983: Violent Femmes - Violent Femmes

Um favorito sentimental, não que o tempo tenha reduzido minha apreciação de “Blister in the Sun”, “Kiss Off” ou “Gone Daddy Gone”.

1984: The Replacements - Let It Be

84 curioso cheio de discos 5 estrelas que venderam milhões de cópias (Purple Rain, Born in the USA, Welcome to the Pleasuredome), mas o ponto do ano é mesmo o melhor disco dos Replacements.

1985: The Jesus and Mary Chain – Psychocandy

Durante muitos anos foi meu disco favorito e acho que até hoje nunca recebeu crédito suficiente pela influencia para o bem e para o mal que teve. E ninguém nunca fez distorção soar tão sedutora. Alternativas muito muito distantes: Rain Dogs (Tom Waits), Fear and Whiskey (Mekons), Rum, Sodomy and the Lash (Pogues).

1986: Steve Earle - Guitar Town

Se mais gente ouvisse Guitar Town, Country teria uma reputação muito melhor.

1987: The Cure – Kiss Me, Kiss Me, Kiss Me

87 é um ano curioso onde se eu listar meus 10 albuns favoritos eles viriam acompanhados de um comentário sobre como os artistas invariavelmente fizeram discos mais fortes pouco antes ou pouco depois. Provavelmente o posterior Desintegration é mais coeso, mas Kiss Me, Kiss Me, Kiss Me é o disco que melhor equilibra os interesses do Robert Smith.

1988: Sonic Youth – Daydream Nation

Numa genuína batalha de gigantes Daydream Nation supera por muitíssimo pouco It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back, e quem é que escolher qualquer outro disco neste ano é insano ou tem muito mau gosto.

1989/1990: N.W.A. – Straight Outta Compton/Ice Cube – AmeriKKKa’s Most Wanted

E com esta dupla, Ice Cube se torna o único dono de dois primeiros lugares na lista, e em seqüência. O que em retrospecto me deixa ainda mais deprimido a respeito da obra do rapaz na última década. Ainda assim entre estes dois discos se encontram “Straight Outta Compton”, “Fuck the Police”, “Express Yourself”, “Endagered Species”, etc.

1991: My Bloody Valentine - Loveless

Outro destes anos onde o primeiro lugar é inevitável, apesar de que se fosse justo escolhe-lo Star Time, a coletânea em 4 Cds do James Brown seria imbatível.

1992: Pavement – Slanted & Enchanted

Discordo dos fãs xiitas que acham que a banda nunca foi a mesma depois que Stephen Malkmus demitiu o Gary Young, mas este é mesmo o mais charmoso dos discos do Pavement.

1993: Wu-Tang Clan - Enter the Wu-Tang

RZA é um gênio e Method Man estava no auge.

1994: Jeff Buckley - Grace

Ano cheio de obras-primas Crooked Rain, Crooked Rain (Pavement), Parklife (Blur), American Recordings (Johnny Cash), His n’ Hers (Pulp), mas é difícil escolher outro disco.

1995: Pulp - Different Class

Se me pedissem para listar minhas bandas favoritas Pulp certamente estaria próximo ao topo da lista. Eu prefiro por muito pouco This is Hardcore, mas um disco que tem “Common People”, “Disco 2000”, “Sorted for E’s & Wizz” e “Underwear” é perfeito.

1996: Beck – Odelay

Ainda me lembro perfeitamente da tarde de sábado em que a minha mãe me levou até a loja de discos comprar Odelay. Alias, muitas outras alternatives em 96: I Feel Alright (Steve Earle), Pre-Milleniun Tension (Tricky), Emperor Tomato Ketchup (Stereolab), Endtroducing (DJ Shadow), Ironman (Ghostface Killah), Reasonable Doubt (Jay-Z).

1997: Spiritualized - Ladies and Gentlemen We're Floating in Space

Desde a estréia do Spacemen 3, Jason Pierce esteve envolvido em muitos grandes discos, mas nenhum tão brilhante quanto este. Tudo em Ladies and Gentlemen é perfeito do encarte (que mais do que justifica ter uma edição física do disco) a última faixa “Cop Shot Cop”, um épico tão rico e belamente sustentado quanto qualquer um dos lados de Bitches Brew.

1998: Neutral Milk Hotel - In the Aeroplane over the Sea

Elephant 6 lançou muito discos fodas nos anos 90, mas nenhum tão bom quanto este.

1999: The Flaming Lips - The Soft Bulletin

Eu teria gostado do Superman do Brian Singer muito mais se ele tivesse colocado “Waiting for Superman” nos créditos finais. Por sinal, 13 é o quarto disco consecutivo do Blur que bateu na trave na hora que eu montava a lista.

2000: Radiohead - Kid A

Foi dificil escolher entre Kid A, Rated R e Stankonia, mas eu escuto Kid A de ponta a ponta com mais freqüência.

2001: Bob Dylan – “Love & Theft”

Melhor que a grande maioria dos discos clássicos dele. Álbuns que teriam alguma chance num ano normal: The Blueprint (Jay-Z), Let It Come Down (Spiritualized), Is This It (Strokes), Amnesiac (Radiohead).

2002: Wilco - Yankee Hotel Foxtrot

Acho que tenho que agradecer a Warner por tirar Yankee Hotel Foxtrot do caminho do Dylan.

2003: Fountains of Wayne – Welcome Interstate Managers

Vencendo por muito pouco Transatlanticism do Death Cab for Cutie no ano das bandas indie subitamente populares.

2004: Franz Ferdinand - Franz Ferdinand

Ainda em alta rotação aqui em casa.

2005: Art Brut - Bang Bang Rock n'Roll

Eddie Argos sedimentou o primeiro lugar quando decidiu que precisava soltar “I've seen her naked twice!” duas vezes em “Good Weekend”. Algumas alternativas: Be (Common), LCD Soundsystem (LCD Soundsystem), I Am a Bird Now (Antony & the Johnsons), Alligator (The National), The Woods (Sleater-Kinney), Separation Sunday (The Hold Steady).

2006: The Hold Steady - Boys and Girls in America

The Hold Steady poderia facilmente ganhar qualquer um dos anos que lançaram discos (e por sinal vale muito a pena caçar no soulseek os discos do Lifter Puller).

2007: The National – Boxer

James Murphy tem as 3 melhores músicas do ano, mas Boxer é o disco mais redondo. O resto da minha lista dos 10 melhores de 2007 (mais ou menos em ordem): Sound of Silver (LCD Soundsystem), Night Falls Over Kortedala (Jens Lekman), It’s a Bit Complicated (Art Brut), The Reminder (Feist), American Gangster (Jay-Z), In Rainbows (Radiohead), Send Away the Tigers (Manic Street Preachers), Kala (M.I.A.), 8 Diagrams (Wu-Tang Clan), Hissing Fauna, Are You the Destroyer? (Of Montreal).

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, Send away the tigers é ridículo. Mas o resto da lista tá bem legal.

Filipe Furtado disse...

Send Away the Tigers é foda, primeiro diwco realmente marcante do Manic Street Preachers em anos.

Marcus disse...

lista é lista, mas depois de 2002 o nível das escolhas cai vertiginosamente. terrível.